Ação de Promoção da Leitura

Ação de Promoção da Leitura

Boas Festas 2013

boas festas

São Martinho - 11 de novembro

 

“No dia de São Martinho, vai-se à adega e prova-se o vinho!”

“Água-pé, castanhas e vinho faz-se uma boa festa pelo S. Martinho”

 

 São Martinho - 11 de novembro

 

Este foi o mote lançado às turmas de Jardim de Infância dos diversos estabelecimentos de ensino do Concelho: ilustrar adágios de São Martinho. O pedido de colaboração foi aceite e o resultado são trabalhos lindíssimos que, para além de relembrar a Lenda de São Martinho, promovem a criatividade artística das crianças e aperfeiçoam técnicas de expressão plástica diversificadas. Estes trabalhos podem ser vistos no Átrio da Biblioteca Municipal, juntamente com um apontamento informativo e multimédia sobre a vida deste Santo.


Fica desde já o agradecimento a todas as Educadoras e meninos do pré-escolar do Agrupamento de Escolas, designadamente do Centro Escolar Luís Ribeiro Pereira (5 turmas), Centro Escolar de Areias (2 turmas) e Escola de Águas Belas (1 turma), que tão prontamente aceitaram este desafio e colaboraram na iniciativa.

Mês das Bibliotecas Escolares

Assinalando o Dia das Bibliotecas Escolares, comemorado a 22 de outubro, estará patente, no Átrio da Biblioteca Municipal Dr. António Baião, durante todo o mês, um breve apontamento documental e multimédia alusiva à temática A Língua Portuguesa.

O propósito é mostrar a origem e evolução da língua portuguesa até aos nossos dias, salientando algumas diferenças linguísticas e gráficas em bibliografia de diferentes épocas.

 

Em simultâneo, as Bibliotecas Escolares da Rede Concelhia dinamizarão diversos encontros cujo intuito é a promoção da língua pátria, assim como o estabelecimento de um contacto direto com o português usado e falado antigamente.

Novo horário da Biblioteca Municipal

Indo ao encontro das necessidades dos utilizadores, que há muito ansiavam por um horário contínuo, a Biblioteca Municipal Dr. António Baião estará aberta ininterruptamente das 9h00 às 18h30, de terça a sexta-feira, sem pausa para almoço. Ao sábado e segunda-feira o horário será das 9h30 às 18h30, com fecho para almoço das 13h00 às 14h00.

Novo Horário

De terça a sexta-feira - 9h00 às 18h30

Segunda-feira e Sábado - 9h30 às 13h00 /14h00 às 18h30

V Feira do Livro

Vem aí a V edição da Feira do Livro. Entre os dias 4 e 14 de junho, na Sala Polivalente da Biblioteca Municipal, no horário de funcionamento, encontrará certamente novidades apetecíveis... muitos livros para ler e para oferecer.

Visite-nos e boas leituras!

Semana da Leitura

Decorreu entre 11 e 15 de março mais uma edição da "semana da leitura" uma ideia lançada pelo Plano Nacional de Leitura e Rede de Bibliotecas Escolares que se celebra um pouco por todo o país ao longo do mês de março.

Este ano as bibliotecas celebraram, mais uma vez, os livros e a leitura através de atividades que procuraram integrar pessoas exteriores à escola em testemunhos de leitura, partilha de leitura ou de animação da leitura entre diferentes anos de escolaridade, concursos, workshops de escrita criativa, paragem de meia-hora para ler em todo o Agrupamento, entre outras atividades.

Semana da Leitura

"Hora do Conto" na Biblioteca Municipal

Durante os meses de janeiro e fevereiro foi dada continuidade à iniciativa ‘Hora do Conto’, cujo objetivo incidiu na promoção do livro e da leitura.
 

II Ciclo de Workshops | Macramé & Pintura com Cera

 
No ano de 2013, a Biblioteca Municipal Dr. António Baião, em parceria com o Atelier Arte Criativa, continua a promover o contacto com as artes decorativas.

II Ciclo de Workshops | Macramé & Pintura com Cera

Continuar...

Pintura de António Sá | Sala Polivalente da Biblioteca Municipal

Pintura de António Sá | Sala Polivalente da Biblioteca Municipal

 

António José Rodrigues Pereira Sá nasceu a 7 de Julho de 1976, na freguesia de Marvila, Concelho de Santarém.

Continuar...

Pedro Seromenho

O escritor e ilustrador Pedro Seromenho visitou no dia 21 de fevereiro as bibliotecas dos centros Escolares do Agrupamento para falar dos seus livros e desenhos e sobretudo para comunicar o gosto pela leitura e a forma como os livros nos levam por fantásticas viagens pela imaginação e conhecimento.Pedro SeromenhoPedro SeromenhoPedro SeromenhoPedro Seromenho

Concurso Nacional de Leitura

O Concurso Nacional de Leitura é uma iniciativa do Plano Nacional de Leitura e tem por principal objetivo "estimular o treino da leitura e desenvolver competências de expressão escrita e oral junto dos alunos do 3º ciclo e secundário".

Na sua 7ª edição, este concurso tem sido bem acolhido pelos alunos da Escola Pedro Ferreiro que participa pelo sexto ano consecutivo com alunos do básico e do secundário.

Os vencedores da fase de Escola foram:

3º Ciclo

1º - Joana Patrícia Sousa, 7º D

2º - Jéssica Matias, 7º D

3º - Rodrigo Azevedo, 8º D

Maksym Fishchuk, 7º D (suplente)

Secundário

 1º - Cristiana Rosa, 12º A

 2º - Inês Leitão, 10º A

 3º - Catarina Figueiredo, 10º A

 Telma Silva, 10º A (suplente)

 

PARABÉNS

 

Boas Festas

A Biblioteca da Escola Pedro Ferreiro deseja a todos os seus utilizadores um feliz natal e um ano novo onde não faltem bons livros e boas leituras.

Boas Festas

Feira do Livro

FEIRA DO LIVRO

de 29 de novembro a 7 de dezembro

das 9h às 17h (dia 7, só até às 12.30h) 

Biblioteca da

Escola E. B. 2,3/S Pedro Ferreiro

Organização: Departamento de Línguas

Apoio: Bibliotecas do Agrupamento

7ª edição do Concurso Nacional de Leitura

7ª edição do Concurso Nacional de LeituraEstá aberta a 7ª edição do concurso Nacional de Leitura. PARTICIPA!

Os alunos do 3º ciclo e do ensino secundário podem realizar a sua inscrição até 9 de dezembro junto dos professores de Português ou na Biblioteca da Escola Pedro Ferreiro; as provas decorrerão no início de janeiro.

Para concorrer...

Continuar...