Portal da Rede de Bibliotecas de Ferreira do Zêzere

Biblioteca municipal & bibliotecas escolares – juntas na construção de uma rede sustentada na colaboração, num diálogo concertado, na partilha de objetivos comuns: disponibilizar informação, promover a leitura, estimular a aquisição e consolidação de literacias, apoiar o desenvolvimento de mais e melhores leitores, jovens e adultos, alunos e munícipes.

O investimento no trabalho de parceria, estruturando uma ação coesa e promovendo uma imagem de unidade conferem a esta rede a motivação para uma ação, ela própria desencadeadora de sinergias, uniformizando, harmonizando, modernizando, sem descurar um olhar atento à importância crucial da rentabilização dos recursos, no contexto sócio-cultural atual.

Promovida por um programa de dimensão nacional e apoiada localmente por uma edilidade com visão de futuro, esta rede articula vontades e iniciativas dando visibilidade ao esforço comum, partilhando, construindo em conjunto uma imagem mais sólida que reforça a consciência e identidade locais.

A Rede de Bibliotecas de Ferreira do Zêzere disponibiliza assim um Instrumento de difusão cultural, de informação e investigação, e espaço de mediação de informação organizada através de um catálogo coletivo online. Este catálogo, constituído pelas bases bibliográficas das bibliotecas do concelho, traduz-se num serviço de valor acrescentado quer para a comunidade escolar, quer para o público em geral concorrendo, simultaneamente para a mudança de hábitos culturais.

Numa era em que o volume de informação atinge níveis nunca antes alcançados a organização dessa informação, através de uma gestão eficaz e equilibrada em rede, concorre para a formação da imagem de uma biblioteca ativa e interventiva, estimulante e consciente no seu papel de mediador e formador na sociedade do conhecimento. O recurso a um ambiente digital para permitir o acesso à informação ‘presa’ nos limites físicos de cada uma das bibliotecas parceiras, para além de potenciar o uso das tecnologias da informação e da comunicação constitui igualmente a clara intenção de procurar estar à altura dos desafios dos tempos modernos.

CIBE RBE